quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Um novo passo na história...

Um novo passo na história...

Num País onde o voto não é obrigatório, a juventude americana fez questão de mostrar seu apoio ao primeiro presidente negro dos Estados Unidos.

Em seu livro “O presidente negro” (1926), o escritor brasileiro Monteiro Lobato narra uma situação onde em 2228, um negro se tornaria presidente dos Estados Unidos, pela primeira vez, derrotando um homem e uma mulher, ambos brancos. Para surpresa do mundo, não foi preciso esperar mais 220 anos para que a barreira do preconceito dos Estados unidos fosse posta abaixo, Barack Obama é o primeiro presidente negro dos EUA, marcando assim, uma nova fase Mundial que contrapõe a imagem de um país que por muitas décadas perseguiu, e oprimiu a raça negra, que hoje, chega a compor 12% de sua população total.

No Brasil, onde 45% de sua população é negra, a luta contra a descriminação racial é constante. Desde 1931, com a Frente Negra Brasileira, a discriminação racial é denunciada de forma organizada, e vem mostrando avanços: A lei que determina cotas para negros nos processos de seleção ao Ensino Superior, uma aliança entre ONGs e Movimentos Negros; O dia da consciencia negra, que foi estabelecido no dia 9 de Janeiro de 2003, com a data de 20 de novembro, pois nesse dia, em 1695 morreu Zumbi, lider do Quilombo dos Palmares; entre outras conquistas e propostas.

Os desafios ainda são muitos, mas os resultados estão acontecendo, com organização e perseverança ainda teremos orgulho de uma sociedade, mais justa e igualitária.


Gabriel Teixeira Thomáz

Nenhum comentário:

Postar um comentário