segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A terra como sistema

A Terra é um sistema vivo que abriga milhões de organismos, incluindo os humanos, e apresenta delicado equilíbrio para manter a vida. A Geologia é a ciências que estuda a Terra: sua origem, evolução funcionamento e como podemos contribuir para preservar os habitats que sustentam a vida. A Geodiversidade é a natureza abiótica (meio físico) constituída por uma variedade de ambientes, fenômenos e processos geológicos que dão origem às paisagens, rochas, minerais, solos, águas, fósseis e outros depósitos superficiais que propiciam o desenvolvimento da vida na Terra, tendo como valores intrínsecos a cultura, o estético, o econômico, científico, o educativo e o turístico.

A origem do Universo assim como do Planeta Terra remonta a bilhões de anos. Atualmente, segundo Press et al (2006), a explicação científica mais aceita é a teoria da Grande Explosão (Big Bang), a qual considera que nosso Universo começou entre 13 e 14 bilhões de anos atrás, a partir de uma “explosão” cósmica. Os astrônomos entendem que, a partir deste evento, o Universo expandiu-se e dividiu-se para formar as galáxias e as estrelas. Os geólogos ainda analisam os últimos 4,5 bilhões de anos dessa vasta expansão, um tempo durante o qual nosso sistema solar – estrela que nós chamamos de Sol e os planetas que em torno dela orbitam - formou-se e evoluiu. Os geólogos estudam a origem do sistema solar para entender a formação da Terra.

Embora a Terra tenha se esfriado após um período incandescente, ela continua um planeta inquieto, mudando continuamente por meio de atividades geológicas, tais como terremotos, vulcões e glaciações. Essas atividades são governadas por dois mecanismos térmicos: um interno e outro externo. Mecanismos de tal tipo – como, por exemplo, o motor a gasolina de um automóvel – transformam calor em movimento mecânico ou trabalho. O mecanismo interno da Terra é governado pela energia térmica aprisionada durante a origem cataclísmica do planeta, e gerada pela radioatividade em seus níveis mais profundos. O calor interior controla os movimentos no manto e no núcleo, suprindo energia para fundir rochas, mover continentes e soerguer montanhas.

O mecanismo externo da Terra é controlado pela energia solar – calor da superfície terrestre proveniente do Sol. O calor do Sol energiza a atmosfera e os oceanos e é responsável pelo nosso clima e condições meteorológicas do tempo. Chuva, vento e gelo erodem montanhas e modelam a paisagem e, por sua vez, a forma da superfície da Terra é capaz de provocar mudanças climáticas.

Todas as partes do nosso planeta e suas interações, tomadas juntas, constituem o Sistema Terra. Embora os cientistas que estudam a Terra (ou geocientistas) pensassem, já há algum tempo, em termos de sistemas naturais, foi apenas nas últimas décadas do século XX que eles passaram a dispor de equipamentos adequados para investigar como o Sistema Terra realmente funciona. Dentre os principais avanços, estão as redes de instrumentos e satélites orbitais de coleta de informações numa escala global e o uso de computadores com capacidade suficiente para calcular a massa e a energia transferidas dentro do Sistema Terra. Os principais componentes do Sistema Terra são os internos: Litosfera, Astenosfera, Manto inferior, Núcleo externo e Núcleo interno – o calor interno da Terra energiza estes componentes – e os externos: Atmosfera, Hidrosfera e Biosfera – a energia solar energiza estes componentes.

Embora pensemos a Terra como sendo um único sistema, é um desafio estudála por inteiro, de uma só vez. Ao invés disso, se focarmos nossa atenção em partes do sistema, estaremos avançando no seu entendimento. Por exemplo, nas discussões sobre mudanças climáticas recentes, consideraremos primeiramente as interações entre atmosfera, hidrosfera e biosfera, as quais são controladas pela energia solar.Nossa abordagem sobre a formação dos continentes enfocará as interações entre a crosta e as porções mais profundas do manto, que são controladas pela energia interna da Terra.

Os subsistemas específicos que encerram elementos característicos da dinâmica terrestre são chamados de geossistemas (Press op.cit). O Sistema Terra pode ser pensado como uma coleção desses geossistemas abertos e interativos (que freqüentemente se sobrepõem). Os geossistemas que operam em escala global são o clima, placas tectônicas e o geodínamo, o qual é responsável pelo campo magnético
terrestre

Sistema das Placas Tectônicas

A Terra é quimicamente zoneada: sua crosta, manto e núcleo são camadas quimicamente distintas que se segregaram desde a origem do planeta. A Terra é também zoneada pela reologia, ou seja, pelos diferentes comportamentos dos materiais ao resistir à deformação. Por sua vez, a deformação dos materiais depende
de sua composição química (tijolos são frágeis; barras de sabão, dúcteis) e da temperatura (cera fria é frágil; cera quente, dúctil). De certa forma, a parte externa da Terra sólida comporta-se como uma bola de cera quente. O resfriamento da superfície torna frágil a casca mais externa ou litosfera (do grego lithos, ”pedra”), a qualenvolve uma quente e dúctil astenosfera (do grego asthene, ”fraqueza”). A litosfera inclui a crosta terrestre e o topo do manto até uma profundidade média de cerca de 100km. Quando submetida a uma força, a litosfera tende a se comportar como uma casca rígida e frágil, enquanto a astesnofera sotoposta flui como um sólido moldável ou dúctil.

De acordo com a notável teoria da tectônica de placas, a litosfera não é uma casca cotínua; ela é quebrada em cerca de 12 grandes “placas” que se movem sobre a superfície terrestre com taxas de alguns centímetros por ano. O movimento das placas é a manifestação superficial da convecção do manto, e nos referimos a todo esse conjunto como o sistema das placas tectônicas. Controlado pelo calor interno da Terra, o material quente do manto sobe onde as placas se separam, e então começa a endurecer a litosfera. À medida que se move para longe desse limite divergente, a litosfera esfria e torna-se mais rígida. Porém, ela pode eventualmente afundar na astenosfera e arrastar material de volta para o manto, nos bordos onde as placa convergem, num processo contínuo de criação e destruição.

Meio Ambiente

Segundo Press op. cit., o habitat humano é uma delgada interface entre a Terra e o céu, onde grandes forças interagem para moldar a face do nosso planeta. As forças tectônicas dentro da litosfera, controladas pelo calor interno das profundezas, geram terremotos, erupções vulcânicas e soerguimento de montanhas. As forças meteorológicas dentro da atmosfera e da hidrosfera, controladas pelo calor do sol, produzem tempestades, inundações, geleiras e outros agentes de erosão. As interações entre os geossistemas globais da tectônica de placas e do clima mantêm um equilibrado ambiente na superfície terrestre e, segundo o qual, a sociedade humana pode prosperar e crescer.

Na verdade, nossos números e atividades estão se multiplicando em taxas fenomenais. De 1930 a 2000, a população mundial cresceu 300%, de 2 para 6 bilhões de habitantes. Nos próximos 30 anos, estima-se que esse total exceda a 8 bilhões. Entretanto, a energia total utilizada aumentou em 1.000% durante os últimos 70 anos e está, agora, subindo duas vezes mais rápido que a taxa de crescimento da população.

Ao longo de toda sua história, o homem tem modificado o meio ambienteatravés do desmatamento, da agricultura, bem como por outros tipos de uso do solo. Entretanto, os efeitos dessas transformações nos tempos antigos eram, comumente, restritos ao habitat local ou regional. A sociedade atual afeta o meio ambiente numaescala inteiramente nova: nossas atividades podem ter conseqüências globais. A magnitude das atuais atividades humanas em relação aos sistemas das placas tectônicas e do clima, que governam a superfície terrestre, pode ser ilustrada por alguns simples dados estatísticos, Press (2006):

* Os reservatórios construídos pelo homem retêm cerca de 30% dos sedimentos transportados pelos rios.
* Na maioria dos países desenvolvidos, obras de engenharia civil removem maior volume de solos e rocha a cada ano, do que todos os processos naturais de
erosão combinados.
* Nos 50 anos após a invenção da refrigeração com gás freon, cloro-flúorcarbonos fabricados pelo homem vazaram de refrigeradores e condicionadores de ar para a estratosfera em quantidade suficiente para danificar a camada de ozônio que protege a superfície terrestre.
* Desde o começo da Revolução Industrial, no início do século XIX, o desmatamento e a queima de combustíveis fósseis aumentaram a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera em mais de 30%. O dióxido de carbono atmosférico está aumentando numa taxa sem precedentes de 4% por década e, provavelmente, causará expressivo aquecimento global em futuro próximo, provavelmente quando nossos filhos estiverem em idade adulta.

Texto disponibilizado para alunos do 3º ano EM - CCEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário