segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A ordem geopolítica internacional "Bipolar"


As décadas do pós 2ª guerra mundial, viram o surgimento de um período sem precedentes na história da humanidade. De 1947 (lançamento da doutrina Trumman) á 1989 (queda do muro de Berlim), o mundo viveu o período conhecido como "Guerra Fria", no qual dois países hegemonizaram o poder mundial. EUA e URSS foram as superpotências do período e o mundo todo passou a orbitar em torno desses dois países.
A Guerra Fria se ergue a partir do fim da 2ª guerra mundial, com a destruição da Europa e a decadência das tradicionais potências européias. A partir das conferências do pós guerra a bipolarização do espaço começa por materializar-se na própria Europa, onde a parte oriental desse continente passa a orbitar em torno da URSS, e a parte ocidental em torno dos EUA.
A grande divergência da Guerra Fria não esteve na economia, mas sim no marco ideológico, onde tínhamos de um lado os EUA claro representante da ordem mundial capitalista, e de outro lado a URSS, que representava o socialismo. As divergências ideológicas entre os dois países, acabaram gerando também divergências militares, que resultaram no que se chamou de "corrida armamentista", com o desenvolvimento de arsenais de destruição em massa (incluindo bombas atômicas), o que levou alguns a acreditarem que uma guerra real entre as duas superpotências poderia representar a destruição de todo o planeta, e a criação de organizações militares a fim de defender os interesses de ambos os lados, os EUA e seus aliados criaram em 1949 a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), e a URSS junto com os países do leste europeu criaram em 1955 o Pacto de Varsóvia. Mas, apesar de toda tensão gerada pela corrida armamentista, na realidade uma guerra direta entre os dois nunca ocorreu, ocorreram sim muitos conflitos indiretos, onde ora um, ora outro, estavam envolvidos, como a Guerra da Coréia, do Vietnã, a ocupação do Afeganistão, etc. As ditaduras militares na América Latina são parte da história da Guerra Fria nas quais houve uma clara participação dos EUA, afim de colocar governos pró-EUA no poder.
Além da corrida armamentista, travou-se também entre as duas superpotências uma guerra de propaganda, onde cada um dos lados procurava denegrir o outro e exaltar a si próprio.

Os maiores símbolos da Guerra Fria

Sem sombra de dúvidas os maiores símbolos da Guerra Fria, foram a bipartição da Alemanha e o Muro de Berlim, pois eles representaram a clara divisão existente no mundo entre o capitalismo e o socialismo, ou seja entre os interesses dos EUA e da URSS.
A Alemanha, grande derrotada na 2ª guerra mundial, foi ao fim desse conflito divida em quatro zonas de ocupação entre os 4 grandes vencedores da guerra, dessa divisão surgiram a duas Alemanhas, na parte oriental uma Alemanha sobre influência da URSS, que passou a se chamar República Democrática Alemã, com capital em Berlim Leste; e na parte ocidental surgiu República Federal da Alemanha, com capital na cidade de Bonn.
Na cidade de Berlim, que também havia sido dividida em quatro zonas de ocupação ao fim da guerra, foi construído a mando dos soviéticos em 1961, um muro que passou a dividir a parte ocidental capitalista, da parte oriental socialista, passando a se tornar o maior de todos os símbolos da Guerra Fria, esse muro só viria a ser derrubado em 1989, quando o regime socialista soviético e de todo o leste europeu, passou a ruir.

A reordenação política e econômica do espaço mundial

a) A reordenação política: No pós 2ª Guerra Mundial ocorreu a tentativa de reorganização da ordem econômica e política do espaço mundial. No campo das relações políticas, foi criada a Organização das Nações Unidas, a ONU, em 1945 na Conferência de São Francisco nos EUA. Essa organização surgiu com objetivo, segundo sua carta de princípios, de preservar a paz e a segurança no mundo, além de promover a cooperação internacional para a resolução de problemas econômicos, sociais, culturais e humanitários, ela tem sua sede em Nova Iorque nos EUA.
A ONU é constituída de vários organismos, dentre os quais os dois mais importantes são: a Assembléia Geral e o Conselho de Segurança.
Na Assembléia Geral estão presentes as delegações de todos os países membros. Ela reúne-se anualmente ou em casos de emergência, mas não tem poder de decisão sobre questões de segurança e cooperação internacional, apenas pode fazer recomendações ao órgão principal que é o Conselho de Segurança.
O Conselho de Segurança, por sua vez é o organismo mais importante da ONU, pois ele tem poder de decisão. Ele é constituído por 15 países, dos quais 10 são eleitos a cada dois anos, e 5 são permanentes (EUA, Reino Unido, França, China e Rússia, antes URSS), esses 5 tem também o poder de veto, ou seja, a ONU só atua se houver consenso entre eles, o que durante a Guerra Fria era quase impossível, devido aos interesses conflitantes entre as superpotências.
A partir das comemorações de 50 anos de fundação da ONU, iniciou-se uma campanha pela ampliação do número de membros permanentes no Conselho de Segurança, países como Japão, Alemanha, Brasil, África do Sul e Índia, reivindicam um lugar nesse organismo.
b)
A reordenação econômica: No plano econômico, foi realizada nos EUA a conferência de Bretton Woods em 1944, onde a potência norte-americana se valendo do fato de ter acumulado com o conflito cerca de metade da riqueza mundial impôs as regras do jogo. As principais medidas tomadas na conferência foram: a criação do padrão monetário dólar-ouro, em substituição do padrão ouro, vigente até aquele momento, e a criação de organismos internacionais importantes como Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), conhecido também como Banco Mundial, e do Fundo Monetário Internacional (FMI), ambos com sede em Washington nos EUA o que já demonstra a influência dos EUA nesses organismos.
Essas medidas visavam a reconstrução da economia mundial capitalista, mas com o acirramento da Guerra Fria, para garantir o sucesso da doutrina Trumman, os EUA lançou em 1947 o plano Marshall, a fim de reconstruir os países europeus destruídos pela guerra, e o Plano Colombo, na década de 50 para estimular o desenvolvimento dos países do sul e sudeste asiático.
Por sua vez a URSS criou o COMECON (Conselho de assistência Econômica Mútua), organização que tinha por objetivo estimular o desenvolvimento dos países socialistas aliados da URSS, através de ajuda dada por esse país, como o que aconteceu com CUBA.

A regionalização do espaço mundial no período da Guerra Fria

A regionalização do espaço mundial sempre foi uma preocupação da geografia. A regionalização do espaço mundial mais tradicional que tem sido a muito tempo utilizada é aquela que divide o mundo em continentes, tendo por base os aspectos físicos , ou os aspectos histórico culturais.
Durante a Guerra Fria, duas formas de regionalização do espaço mundial foram muito utilizadas:
• A
divisão Leste X Oeste: criada em função da localização geográfica das superpotências. Tinha no Oeste o bloco de países capitalistas, alinhados aos EUA, e no Leste o bloco de países socialistas, alinhados a URSS. Na Europa se deu a clara materialização dessa regionalização onde existia a chamada "Cortina de ferro", separando a Europa Ocidental da Oriental. Mesmo aqueles países localizados no Oeste que se alinhavam a URSS, eram agrupados no Leste, assim como o inverso também ocorria.
• Os
três mundos: essa regionalização foi criada a partir do artigo escrito por um jornalista francês chamado Alfred Sauvy, no qual o mundo seria como a França antes da Revolução Francesa, dividida em 3 estados. Para Sauvy, o mundo pós-2ªGuerra estaria dividido em três, sendo :
a)
Primeiro mundo: constituído pelos países capitalistas desenvolvidos, como, EUA, Canadá, países da Europa Ocidental, Japão, Austrália e Nova Zelândia.
b)
Segundo mundo: constituído pelos países socialistas, como, URSS, países do Leste Europeu.
c)
Terceiro mundo: constituído pelos países subdesenvolvidos, como, países da América Latina, da Ásia, da África.
Durante a Guerra Fria, alguns chegaram a falar em um quarto mundo, que seria constituído pelos países mais pobres do mundo de economia basicamente primária, e com profundos e caóticos problemas sociais.

O fim da velha ordem bipolar

Desde a queda do muro de Berlim, em 1989, um dos assuntos mais discutidos, na imprensa e nos círculos acadêmicos, é a emergência de uma "nova ordem mundial". O termo foi lançado por George Bush, presidente dos EUA, de 1989 a 1992. Trata-se de um arranjo geopolítico e econômico internacional que permeia as relações entre os países.
A nova ordem mundial apresenta basicamente duas facetas, uma geopolítica e outra econômica. Na geopolítica, a grande mudança foi o fim da Guerra Fria e, portanto, da bipolarização de poder entre as duas superpotências e dos blocos por elas comandados. Na economia, os fatos novos são o processo de globalização e a tendência de formação de blocos econômicos regionais.
Desde 1989, a humanidade tem assistido perplexa a uma série de acontecimentos, até então impensáveis. A queda do Muro de Berlim era um fato inimaginável, pelo menos a curto prazo, da mesma forma que a reunificação da Alemanha, ocorrida em 1990.
Em julho de 1991, outro símbolo da Guerra Fria desapareceu. Reunidos em Praga, na então Tcheco-Eslováquia, representantes dos países membros do Pacto de Varsóvia formalizaram a sua dissolução. Era o fim do conflito Leste x Oeste. Esses pontos cardeais deixavam de Ter uma conotação ideológica e retomavam seu significado intrinsecamente geográfico.
Finalmente, em dezembro de 1991, foi selada a desagregação política e territorial da URSS. Era o fim do império vermelho da Rússia, o presidente Boris Yeltsin reuniu-se com os chefes de Estado da Ucrânia e Belarus. Nesse encontro, foi firmado o Acordo de Minsk, criando a Comunidade de Estados Independentes (CEI) em substituição da extinta URSS. Composta por doze ex-repúblicas soviéticas, a CEI não é um Estado, mas um acordo econômico e geopolítico entre Estados independentes.
Depois de todos esses acontecimentos, pode-se afirmar que a Guerra Fria chegou ao fim; no entanto, permanecem tensões nas relações entre as atuais potências do mundo, que continuam investindo em seu poder militar.


Fonte: http://pessoal.educacional.com.br
Imagem: http://bielleite.files.wordpress.com/2009/09/berlim5.jpg

24 comentários:

  1. Analisando o contexto geopolítico é de suma importância destacar que tanto o pensamento socialista como o capitalista influenciaram profundamente nosso mundo de hoje. Enquanto o capitalismo selvagem enfrentou seus problemas de desigualdade social e crises econômicas a maioria dos países socialistas ficou igualmente pobre e atrazado. Por isso precisamos conciliar nossa linha de pensamento econômico. Hoje em dia fala-se principalmente de desenvolvimento sustentável, um capitalismo não tão selvagem mas que promova certa mobilidade e igualdade social sem prejudicar o meio ambiente e os outros países pobres. Através de acordos e parcerias é possível chegarmos ao desenvolvimento sem termos que nos destruirmos em guerras políticas e ideológicas mutuamente.
    Bruno Henrique Peixoto de Almeida

    ResponderExcluir
  2. Mesmo que a divisão do mundo por interesses econômicos e ideológicos tenha sido prejudicial em alguns aspectos para as duas partes, principalmente para os países da URSS, não podemos descartar que a guerra foi de extrema valia para o desenvolvimento tecnológico no séc. XX. Como se sabe as guerras têm duas faces: avanços e destruição. No campo econômico, essa guerra ( ou o fim dela) foi um baque para a maioria das repúblicas da união soviética e os países que a apoiavam, como os do leste europeu e a própria Cuba.
    Mas por outro lado os avanços tecnológicos obtidos a partir da disputa de poder foram primordiais para o desenvolvimento da ciência no século passado: o homem ganhou o espaço, pisou na lua, aprimorou as técnicas nucleares, que pode e é amplamente usada em alguns países para obtenção de energia.

    Pena que tudo isso tenha sido desencadeado por meio de uma guerra e não por uma competição amistosa entre os países.

    Wnister Ferreira da Silva

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O Mundo no período da Guerra Fria era confuso e direcionado em conformidade com os interesses das potências da época. A história tem muito a contribuir com a geografia quando se busca o entendimento para as realidades atuais. A Nova Ordem Mundial ainda vem sendo configurada e as transformações políticas e econõmicas estão em pleno curso...Valeu os comentários...Pontos para vocês!

    ResponderExcluir
  5. letícia vitória da silva matos26 de fevereiro de 2010 às 14:16

    o mundo estava cada vez mais dividido pela bipolarizaçâo ocorrida no periodo de gurra fria,quando o planeta era dividido em Eua(capitalistas)e Urss(socialistas).Os capitalistas visavam em obter lucros,uma sociedade em que uma pessoa só,tinha industrias e outras pessoas trabalhavam para ele,adquirindo o seu sustento.Com o avanço do capitalismo,vieram as multinacionais gerando empregos e baixos impostos.já o socialismo visava ter uma sociedade coletiva,as pessoas trabalhavam para elas mesmas ,e a economia é o bem estar da coletividade.Uma economia planificada planejada pelo estado de acordo com as necessidades.no socialismo tudo é do governo a populaçâo tem o direito de morar,trabalhar e usar.Enfim durante todo esse periodo todos viviam subordinados a influência americana e soviética.

    ResponderExcluir
  6. Notamos que desde o ínicio do século, as influências norte-americanas tem cercado soberanamente o mundo. E como os EUA são o lado capitalista da história, eis que vem a seguir muitos seguidores desse lado. Crescimento de grandes indústrias, multinacionais, tiveram um grande reflexo para o avanço economico do mundo.
    Entre isso, vem o conflito entre a URSS e os EUA, socialistas e capitalistas, lutas que obtiveram reflexos positivos e negativos, e que na verdade até hoje vivemos dessa maneira.

    Lívia Costa

    ResponderExcluir
  7. João Paulo Almeida Lima28 de fevereiro de 2010 às 15:10

    A bipolaridade mundial na Guerra Fria transformou drásticamente o mundo. Houveram reordenações de cunho político e econômico que ocasionaram a formação da ONU, com o objetivo de promover promover em cooperação, a solução de problemas mundiais e a realização de planos econômicos com o intuito reconstruir a economia mundial tanto capitalista quanto socialista.O bloco capitalista(EUA)e o socialista (URSS), apesar de não guerilharem diretamente, ocasionaram uma corrida armamentista e espacial de larga escala até que em 1989, finalmente ocorre o fim da Guerra fria e do conflito Capitalista X Socialista, com resultados vantajosos e totalmente ameaçadores, que poderá se tornar numa nova Guerra Fria como estamos vendo nos noticiários a guerra na Ossétia do Sul e Geórgia e a Era Mendvedev.

    João Paulo Almeida Lima

    ResponderExcluir
  8. Tanto o pensamento socialista como o capitalista influenciaram profundamente nosso mundo de hoje.
    As guerras podem ser vistar de duas formas: avanços e destruição, como os avanços tecnologicos da ciência no século passado, que em alguns países são ate usados para obter enérgia.
    O pérido da guerra fria, foi confuso mais se buscarmos o entendimento para a vida atual,ela tem muito o que contribuir com a geografia.

    Marisa de Paula Silva Santos

    ResponderExcluir
  9. A guerra Fria trouxe muitas disputas e conflitos,trazendo destruições e muitos avanços, uma guerra indireta entre o capitalismo(EUA) e o socialimo(União Soviética).
    Onde hoje nos deparamos com uma era de muita informação e o Capitalismo sendo o sistema econômico que mais predomina na maior parte dos países pelo fato de estar ligado à globalização que hoje os tornam mais dinâmicos em questão da tecnologia e informação. E onde a proposta socialista não obteve tanto êxito, pois a idéia de se ter uma sociedade sem classes ficou apenas no pensamento, principalmente com o capialismo em alta, uma grande competição no mercado, uma sociedade sem classes ficou praticamente impossível nesse meio.
    Mas o resultado no meio de tanta batalha ainda é muito positivo, pois com a grande tecnologia alcançada houve um importante desenvolvimento na área da ciência, medicina, etc...
    E quem sabe algum dia poderemos unir o socialismo junto ao capitalismo?!?

    Renata do Prado Sousa

    ResponderExcluir
  10. Apesar do periodo conturbado da Guerra Fria, da divsisão do mundo em "Tres mundos" ela ajudou no avanço tecnologico dos paises das URSS apesar das grandes destruição dos paises. Com isso tambem foi criada a UNO que é de extrema importancia para ajudar na economia dos dois blocos, socialista e capitalista. Eu ainda acho que essa guerra nao acabou, como você falou que a ordem mundial ainda vem sendo configurada, temos muitos pontos negativos e positivos disso tudo ainda!



    Paula dos Santos Ramos (:

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Em 2009,o até então popular presidente norte-americano,Barack Obama,renovou as esperanças para um mundo mais seguro ao se comprometer juntamente com o presidente russo Medvedev,a negociar um novo acordo a respeito do desarmamento nuclear,este retratado desde 1991 através do Tratado Estratégico de Redução de Armas.A relação (in)direta de ambos países iniciou-se na Guerra Fria,a qual apresentou uma série de consequências ao mundo.A bipolarização do planeta não somente dividiu geografica e politicamente as nações,como também dividiu opiniões com novas ideologias.Se os adversários soviéticos e capitalistas não foram vistos travando uma guerra direta,eles puderam ser notados em outros territórios enfrentando-se com intermédios.A corrida espacial que mostrou a todos que era possível uma cadela e até mesmo um ser humano entrar em órbita,realça um aspecto positivo da situação;entretanto, o Muro de Berlim e tantas outras tensões remetem-nos à ampla obscuridade do conflito.
    Apesar de uma negatividade superior à positividade,a Guerra Fria representou um ponto primordial na História,explicando certas posições nacionais e fatos de nossa atualidade,mostrando que sempre interferirá, de uma forma ou de outra,nos planos globais.

    Nayara Souza Montes

    ResponderExcluir
  13. Bom, a definição para a expressão guerra fria, é um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico,até porque não suportariamos o conflito direto entre os EUA e a URSS que provavelmente acabaria em destruição total.Na verdade, uma expressão explica muito bem este período: a existência da Paz Armada. As duas potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Enquanto houvesse um equilíbrio entre as duas potências, a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo. Porém, como todos sabemos, as guerras possuem suas consequencias em busca do avanço e em busca da destruição, com a guerra fria não foi diferente, os pensamentos ideologicos eram completamente distintos, mais não podemos negar, que atravéz dela sofremos grande influências, e apesar dos inúmeros fatores negativos, ainda encontramos positividade deixada pela guerra,como parte do desenvolvimento tanto ecônomico, quanto politico. Apesar da primeira opção para se avançar, nunca ser atravez da guerra, ela foi necessária e talvez vivemos a situação até hoje, pois transformações continuam acontecendo.

    Sirlene Toscano de Souza :)

    ResponderExcluir
  14. Bom, a definição para a expressão guerra fria, é um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico,até porque não suportariamos o conflito direto entre os EUA e a URSS que provavelmente acabaria em destruição total.Na verdade, uma expressão explica muito bem este período: a existência da Paz Armada. As duas potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Enquanto houvesse um equilíbrio entre as duas potências, a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo. Porém, como todos sabemos, as guerras possuem suas consequencias em busca do avanço e em busca da destruição, com a guerra fria não foi diferente, os pensamentos ideologicos eram completamente distintos, mais não podemos negar, que atravéz dela sofremos grande influências, e apesar dos inúmeros fatores negativos, ainda encontramos positividade deixada pela guerra,como parte do desenvolvimento tanto ecônomico, quanto politico. Apesar da primeira opção para se avançar, nunca ser atravez da guerra, ela foi necessária e talvez vivemos a situação até hoje, pois transformações continuam acontecendo.

    Sirlene Toscano de Souza :)

    ResponderExcluir
  15. Guerra fria foi um conflito que envolveu as duas nações mais fortes do pós-guerra: EUA e URSS. A ideologia divergente dessas nações levou a uma partição do mundo, caracterizando-o como bipolar. Isso quer dizer que americanos e soviéticos disputavam áreas de influência no planeta, implantando os regimes capitalista e socialista, respectivamente, nos países que os apoiavam. Soma-se aí a corrida espacial e armamentista travada entre ambos.
    De um modo bem geral e resumido as consequencias foram:
    1) Enquanto estava ocorrendo (até antes da derrubada do muro de Berlim) as consequências foram a divisão do mundo em dois blocos: Socialista e Capitalista (invasão na américa latina dos costumes e ideologia dos norte americanos); a corrida nuclear (acúmulo absurdo de armas atômicas e desenvolvimento de foguetes balísticos); a corrida espacial (destacando: lançamento do primeiro satélite pelos russos, pouso na lua pelos norte americanos, estação espacial pelos russos); medo/certeza da destruição/aniliquilação total da humanidade.
    2) Depois de acabar, os EUA se consolidaram como "polícia" do mundo; houve a separação da URSS (União Sovietica); houve separação/guerra em vários países do leste europeu; houve "abertura" dos mercados antes Socialistas; o surgimento ou aumento da tal "Globalização" e do "Neo liberalismo".

    ResponderExcluir
  16. INTRODUÇÃO - Uma parte dos historiadores defende que esta foi uma disputa entre o capitalismo, representado pelos EUA e o socialismo, defendido pela União Soviética (URSS). Entretanto, esta caracterização só pode ser considerada válida com uma série de restrições e apenas para o período do imediato pós-Segunda Guerra Mundial, até a década de 1950. Logo após, nos anos 1960, o bloco socialista se dividiu e durante as décadas de 1970 e 1980, a China comunista se aliou aos Estados Unidos na disputa contra a União Soviética. Além disso, muitas das disputas regionais e envolveram Estados capitalistas, como os Estados Unidos contra diversas potências locais mais nacionalistas.
    Sandro, pesquisando e navegando pela internet, achei uma informação que para mim é novidade, gostaria de compartilhar com todos que navegam neste blog interativo.
    É chamada "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo conflito mundial por se tratar de duas superpotências com grande arsenal de armas nucleares. Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista fosse implantado em algum país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano via aí logo uma ameaça aos seus interesses; se um movimento popular combatesse um governo alinhado aos EUA, logo receberia apoio soviético.
    DIEGO LOPES

    ResponderExcluir
  17. A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos. A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã.

    ResponderExcluir
  18. Agradecemos a participação de todos.

    Um abraço

    Sandro carrizo

    ResponderExcluir
  19. toltalmente sem entendimento não entendi nada

    ResponderExcluir