quinta-feira, 10 de junho de 2010

Orientações para o Projeto de Pesquisa

O projeto de pesquisa a ser apresentado constitui-se, na realidade, de uma proposta de como o trabalho será desenvolvido e que tema será tratado. Um projeto de pesquisa típico possui normalmente entre 5 e 10 páginas, e constitui-se das seguintes partes:

1. Capa com a identificação do projeto e do proponente
2. Resumo (máximo de 20 linhas)
3. Introdução e Justificativa
4. Objetivos
5. Método
6. Forma de Análise dos Resultados
7. Plano de Trabalho e Cronograma
8. Referências bibliográficas

1. Capa com a identificação do projeto e do proponente

Nesta parte são apresentados os dados essenciais à identificação do projeto, tais como: Instituição, Título, Nome do aluno e do Orientador, Área temática (administração, ciências contábeis, economia, publicidade e propaganda, secretariado), Cidade e Ano.

2. Resumo

Parágrafo com até 20 linhas (aproximadamente 200 palavras) no qual se indica sucintamente o tema, a justificativa, os objetivos, o método e a forma de análise dos resultados. Sugere-se elaborar esta parte quando todo o projeto estiver pronto.

3. Introdução e Justificativa

Aqui o proponente deve contextualizar o leitor acerca do tema e dos principais autores que desenvolvem trabalhos nesta linha de pesquisa. Também devem ser apresentadas as razões de ordem teórica e/ou prática que tornam o estudo relevante e portanto justificam a sua execução. O esforço aqui é convencer o leitor da importância do tema escolhido, apelando para sua atualidade ou para a necessidade de mais conhecimento nesta área específica.

4. Objetivos

Neste tópico busca-se também esclarecer quais serão os objetivos da pesquisa, que se irá empreender, isto é, o que se quer obter com o estudo. Tanto quanto possível os objetivos deverão ser definidos em dois níveis: objetivos gerais (mais amplos) e objetivos específicos (mais restritos).

5. Método

Neste tópico o aluno deverá ensaiar os primeiros passos na definição dos procedimentos a serem adotados nas etapas de planejamento, coleta e análise dos dados. É o momento de dizer como a pesquisa será feita.
Não há ainda necessidade de muitos detalhes (como, por exemplo, a apresentação de modelos de questionários ou roteiros de entrevistas) mas espera-se uma definição, ainda que preliminar, sobre o tipo de pesquisa que se propõe realizar. Neste sentido seria desejável que o aluno explicitasse se pretende fazer uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa documental, um levantamento, uma pesquisa experimental, um estudo de caso ou uma pesquisa-ação, entre outras tipologias possíveis. Consultar o professor orientador sobre este assunto.

6. Forma de Análise dos Resultados

Deve-se explicitar aqui como os dados que serão coletados irão ser analisados. É necessário que o proponente tenha clareza de sua proposta metodológica: se for realizar um estudo descritivo, deverá optar por análises estatísticas descritivas básicas; se for realizar um estudo experimental, deverá utilizar, além da anterior, também a estatística inferencial; ou ainda, se for realizar um estudo qualitativo, deverá indicar também a forma de análise: por exemplo, análise de conteúdo, análise fenomenológica, etc.

7. Plano de Trabalho e Cronograma

Deve apresentar a viabilidade de execução do projeto no prazo previsto para a realização do mesmo (entre 6 e 12 meses).


Abr

Mai

Jun

Jul

Ago

Set

Out

Nov

Dez

Levantamento Bibliográfico



X

X






Coleta de Dados




X

X





Tabulação dos Dados





X





Análise dos Resultados






X




Discussão/Conclusão






X




Relatório Final






x





8. Referências Bibliográficas

Nas referências bibliográficas devem estar relacionados os livros, artigos e outras publicações citadas durante a apresentação do projeto. As referências deverão estar de acordo com as normas da ABNT (NBR 6023:2002).

Fonte: www.universia.com.br/materia/materia.jsp?id...(adaptação)